Estudo da pena do peito de um pavão, John Ruskin, 1875
Ouvi esse encantador pensamento feito por John Ruskin na voz de Bernadete Brandão (Escola Livre Design ao Vivo).
“Da maneira como estamos acostumados a correr, seria considerado incomum e talvez perigoso, se parássemos e olhássemos para um lugar por tanto tempo quanto um desenhista exigiria desenhá-la. Dez minutos de concentração aguda, pelo menos, são necessários para desenhar uma árvore; a árvore mais bonita raramente pára transeuntes por mais de um minuto.
Resumindo o que ele tentou fazer em quatro anos de ensino e de preparo de manuais sobre desenho, Ruskin escreveu:
“Duas pessoas saem para uma caminhada: um é um bom desenhista, o outro não tem o mesmo gosto. Deixe-os seguir por uma alameda verde. Haverá uma grande diferença na cena como percebido pelos dois indivíduos. Um verá um caminho e árvores; ele vai perceber o verde das árvores, mas ele vai pensar em nada a respeito; ele vai ver que o sol brilha, e que tem um efeito alegre; e isso é tudo! Mas o que o desenhista verá? Seu olho está acostumado a pesquisar sobre o que é belo, e penetrar nas partes mais minuciosas da beleza. Ele olha para cima, e observa como a chuvosa luz do sol, vem polvilhando por entre as folhas brilhantes, até que o ar é preenchido com uma luz esmeralda. Ele vai ver aqui e ali um ramo emergindo do véu de folhas, o brilho do musgo esmeralda e os líquens variados e fantásticos, brancos e azuis, roxos e vermelhos, tudo se sobressai e se mistura em uma única peça de roupa de grande beleza. Em seguida, vêm os troncos cavernosos e as raízes que se agarram retorcidas como cobras ao barranco, cuja inclinação relvosa é incrustada de flores de mil corantes. Não é isto que vale a pena? No entanto, se você não é um desenhista, passará ao longo da alameda verde e quando você voltar para casa, não terá nada a dizer ou pensar sobre isso, a não ser que você desceu tal e tal pista.”
…Então, se desenhar tinha valor, mesmo quando ele era praticado por pessoas sem talento, para Ruskin era porque o desenho pode ensinar-nos a ver, ao perceber corretamente ao invés de um olhar distraído. No processo de recriação com a nossa própria mão do que está diante de nossos olhos, nós naturalmente passamos a observar a beleza do todo de uma maneira descontraída adquirindo uma compreensão profunda de suas partes…
Ruskin estava muito angustiado pela forma como raramente as pessoas percebiam detalhes. Ele lamentou a cegueira e a pressa dos turistas modernos, especialmente aqueles que se orgulhavam de abranger a Europa em uma semana de trem (um serviço de primeira, oferecido por Thomas Cook, em 1862): “Não mudar de lugar a cem milhas por hora nos fará uma pouco mais fortes, mais felizes, ou sábios. Houve sempre mais no mundo do que os homens puderam ver, andou-se muito lentamente; eles verão que não é melhor ir rápido. As coisas realmente preciosas são pensadas e observadas, sem pressa. Não rápido como uma bala; um homem, se ele for verdadeiramente um homem, em nada se prejudicará por ir devagar; sua glória não reside em ir, mas em estar.”
Assim, ele abrandou as coisas e recomendou que nós gastássemos muito mais tempo olhando para coisas impressionantes: as coisas mais simples. Seus próprios desenhos mostraram o caminho.
John Ruskin, 1819 – 1900